Actual
Ai vem, vem!...
Actual
Velharias
Actual
Tríptico da utopia – II
Crónica Internacional
Brasil na encruzilhada
PCP
40 anos depois
Quarenta anos depois da nacionalização da banca e dos seguros, decisão que contribuiu para mudar radicalmente as estruturas da economia portuguesa, nunca foi tão clara a necessidade de voltar a colocar o sector financeiro ao serviço da economia nacional e dos portugueses.
A talhe de foice
Cada dia
Junta-te a esta marcha!
As acções que a Interjovem, a CGTP-IN e os sindicatos vão levar a cabo na próxima semana, sob o lema «Juventude em Marcha – Trabalho com Direitos! Contra a precariedade e exploração», visam esclarecer um grande número de jovens trabalhadores, consolidar uma intervenção consistente junto da juventude e mobilizar para a manifestação nacional de 28 de Março, como ao Avante! explicaram Filipa Costa e José Correia.
O povo tem no PCP e na CDU<br>a opção política coerente
«Hoje, mais do que em qualquer outro momento, coloca-se a urgência e actualidade da ruptura e da concretização de uma política que liberte o País simultaneamente da submissão externa e do domínio do capital monopolista», afirmou Jerónimo de Sousa, sábado, no Porto, durante o comício comemorativo dos 94 anos do PCP.
Só com o PCP é possível <br>a mudança no rumo do País
O povo «não precisa de andar à procura de opções que significam novas ilusões e logo novas desilusões». Tem à sua frente a opção pelo PCP e pela CDU, «a opção política coerente, capaz e indispensável para dar resposta aos problemas do País», disse Jerónimo de Sousa, no domingo, em Santiago do Cacém, perante mais de um milhar de militantes e apoiantes do Partido no Alentejo.
Aniversário chega mais longe
Um sólido património<br>de análises e propostas
Na audição de dia 10, que o Avante! abordou sumariamente na última edição, foram recolhidos valiosos contributos para a construção do Programa Eleitoral do PCP, que consubstanciará a política patriótica e de esquerda.
Problemas e potencialidades<br>da floresta
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no sábado, 14, em Viseu, uma audição pública sobre o tema «Uma floresta ao serviço do País e do progresso social».
António Dias Lourenço
Instabilidade, concessões e cortes
Mentira, liquidação e resistência
Greve grandiosa
Com uma adesão média de cerca de 80 por cento, a greve nacional da Administração Pública, no dia 13, demonstrou unidade e perseverança para derrotar o Governo e a política de ataque aos trabalhadores e aos serviços públicos.
Unidade nos transportes
Organizações sindicais do sector de transportes e comissões de trabalhadores das principais empresas vão hoje em cordão humano até à Assembleia da República, com dois temas prementes.
Revolta docente faz-se luta
A indignação e a revolta dos professores com as medidas e a política do Ministério de Nuno Crato mostram-se nestes dias em lutas com expressão pública.
Caravana contra lixo-negócio
Pizza Hut recuou
Privatização é crime
Luta no Metro
TST multada
Na Scotturb a ACT não vê
«Banco» de horas nos CTT
Escola pública, conquista de Abril
O Teatro Paulo Quintela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acolheu os participantes na 15.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP. Esta iniciativa foi o culminar de um processo de discussão que envolveu os militantes da JCP, mas também amigos, simpatizantes e estudantes que reconhecem que é pela luta que os estudantes podem defender o Ensino Superior Público conquistado por Abril.
O debate, em que ficou bem patente o grande património de conhecimento e intervenção da JCP e dos seus colectivos, demonstrou que a 15.ª CNES esteve ligada à vida e à luta. Nas dezenas de intervenções de militantes e amigos da JCP foram abordados inúmeros exemplos concretos de problemas que mereceram intervenção dos jovens comunistas e que motivaram lutas dos estudantes.
A política de dois pesos<br>e duas medidas
O caso das dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social dominou o debate quinzenal de dia 11, com Passos Coelho a afirmar que não beneficiou de «nenhum favor», mas a continuar a deixar na penumbra questões capitais.
Opções injustas e erradas
A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovaram, dia 12, na generalidade, a proposta de lei que altera o regime de Autorizações de Residência para a actividade de Investimento, também conhecidos como «vistos gold». É mudar alguma coisa para que o essencial fique na mesma, acusa o PCP.
Vista grossa à promiscuidade
Ser coerente e não errático
A Assembleia da República aprovou, na generalidade, um conjunto de oito propostas de lei do Governo para reforçar as medidas de combate ao terrorismo.
Há que reforçar o seu papel
Responsabilidades parentais
CDU a crescer na Madeira
A Coligação Democrática Unitária está à beira de eleger um grupo parlamentar como ainda não tinha tido no Parlamento Regional, revelou Edgar Silva num jantar-comício com cerca de 800 pessoas. Jerónimo de Sousa sublinhou, por seu lado, que a 29 de Março é chegado «o momento de dizer Basta!, de cada um fazer ouvir a sua voz e a sua razão, e afirmar, com o seu voto na CDU, essa esperança que queremos ver concretizada».
Salazar jamais, museu nunca
Em defesa do direito à Saúde
Em defesa da escola pública
Amplas comemorações <br> do 8 de Março
CDU exige contas e remunicipalização
CDU denuncia fraude <br> na Junta de Odivelas
Solidários com a Venezuela
Contra as armas nucleares
Assembleia Geral <br> da URAP dia 28
Sem justiça social não haverá paz
Mais de dez mil pessoas manifestaram-se, dia 11, em Bruxelas, contra a ofensiva do governo contra os salários, os serviços públicos, as prestações sociais e o aumento de impostos.
Escola boa é pública
Milhares de estudantes saíram à rua, dia 12, em 30 cidades de Itália, em protesto contra a reforma educativa que o governo de Renzi apelidou de «La Buona Scuola» (a boa escola).
Islândia retira candidatura à UE
TTIP um segredo bem guardado
Assange ouvido em Londres
30 mil contra reforma Wert
A emenda 28...
Apelo ao golpe e à ditadura
A pretexto do combate à corrupção, a direita brasileira, arrastando incautos descontentes com problemas reais, saiu à rua no domingo, 15, e apelou impeachment da presidente Dilma, ao golpe militar e ao regresso da ditadura.
Jogos de guerra
A par da crescente repressão e perseguição interna a comunistas e outros democratas, Kiev parece estar a aproveitar o cessar-fogo – que está a ser cumprido – para reforçar as suas tropas com o apoio dos EUA.
Venezuela
Torcer o braço… à Venezuela
O capitalismo no país<br>das maravilhas
A pobreza em Portugal
A pobreza em Portugal sempre assumiu grande extensão e intensidade, a ela estão associadas profundas desigualdades sociais, acumulação de riqueza, o que tem levado a uma má distribuição de recursos materiais, culturais e sociais que permitam às pessoas aceder às condições mínimas da sociedade.